Terapia EMDR

Terapia EMDR

Traumas e lembranças dolorosas são armazenados de forma mal-adaptativa no cérebro fazendo com que soframos com ansiedades, medos, terrores, pânico, incômodos quanto a não sermos produtivos e assim ficamos encucados com sentimentos de sermos defeituosos.

A terapia EMDR é capaz de reprocessar todos esses sentimentos e sintomas vinculados às lembranças difíceis que mantém suas vítimas presas aos fantasmas do passado através da integração da informação que se encontra separada nos dois hemisférios cerebrais. De forma acelerada e adaptativa, o EMDR “imita” o que acontece com as pessoas durante a etapa do sono – movimento rápido ocular (sono REM) – quando o cérebro processa informações e as arquiva adaptativamente ao passado.

Por alguma razão, em determinadas situações as pessoas não conseguem realizar este processamento de forma normal e saudável, advindo os pesadelos, sobressaltos, pensamentos intrusivos e obsessivos e em casos mais graves o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e aos Transtornos Dissociativos de Identidade quando possuem histórias de traumas crônicos, repetitivos e constantes, especialmente na infância. A comprovação da Terapia EMDR atualmente é inegável, onde o “arranque” necessário para o reprocessamento ocorra e o passado seja realmente deixado no passado.

Trata-se de um processo neuroquímico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *