Neurociência e a Barra de Access

Neurociência e a Barra de Access

Neurociência e a Barra de Access

A comunidade cientifica, através da Neuro Ciência vem aprofundando seus estudos sobre o comportamento das ondas cerebrais, antes e após algum tipo se procedimento, intervenção ou situação de stress ou alívio deste. Esses estudos e análises são feitos comumente pelo mapeamento das ondas cerebrais, alfa e delta, através do eletroencefalograma.

Os resultados apontaram que as ondas delta, antes do indivíduo ser submetido a uma intervenção de alívio do stress, inicialmente se mostravam normais, com elevada frequência de seu funcionamento. Após submeter indivíduos a intervenções que buscam direcioná-los para estados de relaxamento, essas ondas bem como a atividade cerebral mostraram significativa diminuição, especialmente nas áreas responsáveis pela concentração, foco e atenção. Interessante observar que as teorias psicológicas, psicodinâmicas e principalmente as cognitivas, nos ensinam que a formação das estruturas do nosso pensamento, direcionam automaticamente nosso foco e atenção para os problemas que nos circundam e principalmente para o insucesso de nossas tomadas de decisão sobre eles.

A Neurociência explica que o Tálamo é a parte do Cérebro responsável pelas emoções e pela regulação da frequência dessas ondas que, quando em baixa frequência, viabiliza um melhor processamento de nossos pensamentos, emoções. Assim, além de um melhor equilíbrio entre questões físicas e mentais, conseguiremos quando nesse estado de baixa frequência, atuar de forma mais autônoma na discriminação dos pensamentos e das crenças disfuncionais que involuntariamente formamos em nossas mentes. Consequentemente alcancemos um estado de melhor congruência entre aquilo que sentimos e pensamos.

Ana Paula Teixeira Fortes, Enfermeira, Pós-Graduada em Saúde Mental e Dependência Química, Formanda em Psicanálise Clínica e Cofundadora do Instituto Fortes de Psicologia, confere tais resultados através dos relatos dos pacientes que se submeteram ao processo da Barra de Access, uma de suas especializações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *