Blog

Síndrome de Asperger

  A síndrome de Asperger é um diagnóstico que está incluso dentro dos transtornos de neurodesenvolvimento. Neste transtorno,  é típico ocorrer uma problemática nos processos de socialização, comunicação e as vezes, também no aprendizado. Mais predominantemente, na Síndrome de Asperger, os prejuízos ocorrem na interação social do portador, mostrando interesses por coisas do dia a…
Leia mais

Dificuldade de aprender com os erros do passado causa procrastinação.

A procrastinação é um dos maiores comportamentos mal adaptativos que a maioria das pessoas costumam desenvolver. O que muitos não sabem é que a Neurociência já mapeou as áreas cerebrais responsáveis por este grande mal que acomete milhares de pessoas. O melhor dessa história é que já é possível resolver esse problemão, potencializando o funcionamento…
Leia mais

Entrevista com Daniel Fortes na Rádio Trans Mundial sobre o tema -Psicologia Forense em 06/09/2021

No programa do dia 06/09, o tema é sobre Psicologia Forense. Apresentação: Márcio Melo e Deborah Garcia A Psicologia Forense tem como objetivo avaliar processos, bem como a conduta das pessoas no âmbito judicial. Ela é a ciência que, por meio de avaliação, métodos e recursos específicos auxilia juízes, advogados, promotores e demais envolvidos na…
Leia mais

Check-up Psicológico

Entrevista com Daniel Fortes na Rádio Trans Mundial sobre o Tema Check-up Psicológico em 25/08/2021

No programa do dia 25/08, o tema é sobre Check-up Psicológico. Apresentação: Fábio Zamana e Michelle Gomes.   Você já se perguntou quando deve procurar por atendimento psicológico? Geralmente quando vamos ao médico sentimos que tem algo errado conosco e no psicólogo não é diferente, quando sentimos algo errado na nossa saúde mental procuramos um…
Leia mais

Psicologia Forense

Psicologia Forense

Autoria: Daniel Fortes / Psicólogo / CRP 55205 Especialista em Psicologia Forense Perito e Assistente Judicial     Atuando como Perito Judicial diante de nomeações feitas pelas Varas do Poder Judiciário junto aos Tribunais da esfera Federal e Estatual, efetuando despachos com Juízes ou Chefes de Secretarias de primeira e demais instâncias. Como Assistente Técnico…
Leia mais

Psicoterapia EMDR cria conexões cerebrais

Psicoterapia EMDR cria conexões cerebrais

  A psicoterapia EMDR cria conexões cerebrais novas que permitem ao paciente construir novas percepções diante de situações que antes eram “travadas”. Estados emocionais positivos são criados para que dilemas da vida sejam definitivamente curados e resolvidos. Evidências cientificas comprovam a eficácia da Terapia EMDR e relatos de pacientes confirmam os benefícios da modalidade terapêutica.

EMDR: lembranças do silêncio

Há muitos anos nós psicólogos fomos treinados desde o método psicanalítico que a “cura” advém do falar. Uma vez, ao visitar um amigo teólogo e também psicólogo, estava carregando embaixo do braço um livro intitulado ” A cura pela fala”. Fui abordado por ele que me disse, apontando para o livro: “- Será mesmo que…
Leia mais

TRANSTORNOS ALIMENTARES E A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA / LAUDO PSICOLÓGICO PARA O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Os hábitos alimentares e sua reeducação podem ser conquistados atraves da psicoterapia, principalmente pelas psicoterapias de orientação psicodinâmica e TCC. Também tem sido muito ùtil nesses casos, a terapia EMDR. Mas a busca pelo peso ideal não é só uma questão relacionada aos maus hábitos. Há que se considerar elementos da relacionados à disposição genética.…
Leia mais

Terapia EMDR

Traumas e lembranças dolorosas são armazenados de forma mal-adaptativa no cérebro fazendo com que soframos com ansiedades, medos, terrores, pânico, incômodos quanto a não sermos produtivos e assim ficamos encucados com sentimentos de sermos defeituosos. A terapia EMDR é capaz de reprocessar todos esses sentimentos e sintomas vinculados às lembranças difíceis que mantém suas vítimas…
Leia mais

Neurociência e a Barra de Access

Neurociência e a Barra de Access

A comunidade cientifica, através da Neuro Ciência vem aprofundando seus estudos sobre o comportamento das ondas cerebrais, antes e após algum tipo se procedimento, intervenção ou situação de stress ou alívio deste. Esses estudos e análises são feitos comumente pelo mapeamento das ondas cerebrais, alfa e delta, através do eletroencefalograma. Os resultados apontaram que as…
Leia mais