Blog

EMDR: lembranças do silêncio

Há muitos anos nós psicólogos fomos treinados desde o método psicanalítico que a “cura” advém do falar. Uma vez, ao visitar um amigo teólogo e também psicólogo, estava carregando embaixo do braço um livro intitulado ” A cura pela fala”. Fui abordado por ele que me disse, apontando para o livro: “- Será mesmo que…
Leia mais

TRANSTORNOS ALIMENTARES E A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA / LAUDO PSICOLÓGICO PARA O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Os hábitos alimentares e sua reeducação podem ser conquistados atraves da psicoterapia, principalmente pelas psicoterapias de orientação psicodinâmica e TCC. Também tem sido muito ùtil nesses casos, a terapia EMDR. Mas a busca pelo peso ideal não é só uma questão relacionada aos maus hábitos. Há que se considerar elementos da relacionados à disposição genética.…
Leia mais

Terapia EMDR

Traumas e lembranças dolorosas são armazenados de forma mal-adaptativa no cérebro fazendo com que soframos com ansiedades, medos, terrores, pânico, incômodos quanto a não sermos produtivos e assim ficamos encucados com sentimentos de sermos defeituosos. A terapia EMDR é capaz de reprocessar todos esses sentimentos e sintomas vinculados às lembranças difíceis que mantém suas vítimas…
Leia mais

Neurociência e a Barra de Access

Neurociência e a Barra de Access

A comunidade cientifica, através da Neuro Ciência vem aprofundando seus estudos sobre o comportamento das ondas cerebrais, antes e após algum tipo se procedimento, intervenção ou situação de stress ou alívio deste. Esses estudos e análises são feitos comumente pelo mapeamento das ondas cerebrais, alfa e delta, através do eletroencefalograma. Os resultados apontaram que as…
Leia mais

Entrevista na Rádio Trans Mundial sobre o tema Compulsão – 14ago2019

Entrevista com Daniel Fortes na Rádio Trans Mundial sobre o tema Compulsão – 14ago2019

14/08/2019 – FIQUE POR DENTRO Muita gente imagina que os comportamentos compulsivos estão apenas associados a drogas como álcool, maconha, cocaína e nicotina, por exemplo. De fato, dependentes de droga manifestam esse tipo de comportamento, mas a compulsão não está relacionada exclusivamente com o uso de substâncias químicas. Pode estar ligada a outras situações que…
Leia mais

Compulsão

Compulsão

Esse tema foi abordado de forma sintética em entrevista ao vivo cedida para a RTM – Radio TransMundial em 14/08/2019. O que se segue abaixo, é um texto um pouco mais completo em relação ao que foi tratado na ocasião da entrevista, embora ainda econômico em relação à complexidade e natureza do assunto. As pessoas…
Leia mais

A Neurofisiologia do Cérebro nos Estados de Depressão e de Ansiedade

A Neurofisiologia do Cérebro nos Estados de Depressão e de Ansiedade

Além dos sintomas físicos e das sensações subjetivas experimentadas pelas pessoas com depressão e ansiedade, existem fatores objetivos relacionados ao mau funcionamento da química do cérebro que influenciam diretamente nestes estados. O nosso corpo possui mecanismos naturais para encontrar equilíbrio diante das circunstâncias de desiquilíbrio. Esse mecanismo se chama Homeostase. Inclusive para estados de depressão…
Leia mais

Transtornos alimentares e a relação com a figura materna

Transtornos alimentares e a relação com a figura materna

A imprescindível necessidade de se averiguar a relação do paciente com transtorno alimentar com a figura materna.Não só nos casos de transtorno alimentares, como em outros, em específico o uso abusivo de álcool e drogas, a relação com o primeiro objeto de amor, a mãe, é um elemento que deve ser considerado nos processos terapêuticos.…
Leia mais

Contato e amamentação nos primeiros momentos

Contato e amamentação nos primeiros momentos

O ato e amamentar precisa ser uma ocasião e ato de contato prazer . Amamentar o bebê é uma experiência de construção transformadora, para ambos personagens: mãe e bebê. Biologicamente o ritmo de sucção é instintivo, mas o ambiente e estados emocionais, tanto da mãe como da criança podem contribuir negativamente para essa ocasião de…
Leia mais

A cultura Organizacional como fator de adoecimento

A cultura Organizacional como fator de adoecimento

Saúde no trabalho, ou em qualquer outro ambiente, significa, inclusive para a OMS (Organização Mundial de Saude), um completo bem-estar, físico, mental e social. Especificamente quanto a saúde mental, que é meu foco de trabalho, afirmo que ela se dá quando o homem consegue confrontar e resistir as agressões e os ataques dirigidos a ele…
Leia mais