Blog

Psicoterapia EMDR cria conexões cerebrais

  A psicoterapia EMDR cria conexões cerebrais novas que permitem ao paciente construir novas percepções diante de situações que antes eram “travadas”. Estados emocionais positivos são criados para que dilemas da vida sejam definitivamente curados e resolvidos. Evidências cientificas comprovam a eficácia da Terapia EMDR e relatos de pacientes confirmam os benefícios da modalidade terapêutica.

EMDR: lembranças do silêncio

Há muitos anos nós psicólogos fomos treinados desde o método psicanalítico que a “cura” advém do falar. Uma vez, ao visitar um amigo teólogo e também psicólogo, estava carregando embaixo do braço um livro intitulado ” A cura pela fala”. Fui abordado por ele que me disse, apontando para o livro: “- Será mesmo que…
Leia mais

TRANSTORNOS ALIMENTARES E A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA / LAUDO PSICOLÓGICO PARA O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Os hábitos alimentares e sua reeducação podem ser conquistados atraves da psicoterapia, principalmente pelas psicoterapias de orientação psicodinâmica e TCC. Também tem sido muito ùtil nesses casos, a terapia EMDR. Mas a busca pelo peso ideal não é só uma questão relacionada aos maus hábitos. Há que se considerar elementos da relacionados à disposição genética.…
Leia mais

Terapia EMDR

Traumas e lembranças dolorosas são armazenados de forma mal-adaptativa no cérebro fazendo com que soframos com ansiedades, medos, terrores, pânico, incômodos quanto a não sermos produtivos e assim ficamos encucados com sentimentos de sermos defeituosos. A terapia EMDR é capaz de reprocessar todos esses sentimentos e sintomas vinculados às lembranças difíceis que mantém suas vítimas…
Leia mais

Neurociência e a Barra de Access

Neurociência e a Barra de Access

A comunidade cientifica, através da Neuro Ciência vem aprofundando seus estudos sobre o comportamento das ondas cerebrais, antes e após algum tipo se procedimento, intervenção ou situação de stress ou alívio deste. Esses estudos e análises são feitos comumente pelo mapeamento das ondas cerebrais, alfa e delta, através do eletroencefalograma. Os resultados apontaram que as…
Leia mais

Entrevista na Rádio Trans Mundial sobre o tema Compulsão – 14ago2019

Entrevista com Daniel Fortes na Rádio Trans Mundial sobre o tema Compulsão – 14ago2019

14/08/2019 – FIQUE POR DENTRO Muita gente imagina que os comportamentos compulsivos estão apenas associados a drogas como álcool, maconha, cocaína e nicotina, por exemplo. De fato, dependentes de droga manifestam esse tipo de comportamento, mas a compulsão não está relacionada exclusivamente com o uso de substâncias químicas. Pode estar ligada a outras situações que…
Leia mais

Compulsão

Compulsão

Esse tema foi abordado de forma sintética em entrevista ao vivo cedida para a RTM – Radio TransMundial em 14/08/2019. O que se segue abaixo, é um texto um pouco mais completo em relação ao que foi tratado na ocasião da entrevista, embora ainda econômico em relação à complexidade e natureza do assunto. As pessoas…
Leia mais

A Neurofisiologia do Cérebro nos Estados de Depressão e de Ansiedade

A Neurofisiologia do Cérebro nos Estados de Depressão e de Ansiedade

Além dos sintomas físicos e das sensações subjetivas experimentadas pelas pessoas com depressão e ansiedade, existem fatores objetivos relacionados ao mau funcionamento da química do cérebro que influenciam diretamente nestes estados. O nosso corpo possui mecanismos naturais para encontrar equilíbrio diante das circunstâncias de desiquilíbrio. Esse mecanismo se chama Homeostase. Inclusive para estados de depressão…
Leia mais

Transtornos alimentares e a relação com a figura materna

Transtornos alimentares e a relação com a figura materna

A imprescindível necessidade de se averiguar a relação do paciente com transtorno alimentar com a figura materna.Não só nos casos de transtorno alimentares, como em outros, em específico o uso abusivo de álcool e drogas, a relação com o primeiro objeto de amor, a mãe, é um elemento que deve ser considerado nos processos terapêuticos.…
Leia mais

Contato e amamentação nos primeiros momentos

Contato e amamentação nos primeiros momentos

O ato e amamentar precisa ser uma ocasião e ato de contato prazer . Amamentar o bebê é uma experiência de construção transformadora, para ambos personagens: mãe e bebê. Biologicamente o ritmo de sucção é instintivo, mas o ambiente e estados emocionais, tanto da mãe como da criança podem contribuir negativamente para essa ocasião de…
Leia mais