Psicossomática

O que é?

São doenças que afetam órgão e que trazem dor e sofrimento físico ao paciente, muito embora as causas são de ordem e precipitação emocional.

Para a psicologia é importantíssimo entender através da entrevista psicológica e da anamnese os processos do adoecer e sua causalidade, pois para cada paciente há uma biografia. Nesse processo são considerados aspectos determinantes econômicos, culturais, sociais, coletivos, políticos e hereditários. Assim os sintomas e sinais clínicos ficam mais aclarados, objetivando os vértices da realidade do paciente.

As causas da problemática psicossomática são de maior atenção àquelas pessoas que não obtêm solução e satisfações instintivas em prazos razoáveis, e que aspiram por conquistas e resultados em espaços de tempo muito curtos, reprimindo sentimentos de insegurança e frustração. Estes, consequentemente e invariavelmente evoluem para quadros psicossomáticos. Decifrar esses conteúdos é tarefa árdua do psicólogo nos processos terapêuticos, através do discurso e dos conteúdos trazidos pelos pacientes.

Os sintomas físicos são:

Náusea, diarreia, boca seca, respiração acelerada, tensão muscular, tremores, insônia, vertigem, suor excessivo, dor no peito e palpitações.

Os sintomas psicossociais:

Aborrecimentos por muita ânsia por crescer profissionalmente, por falta de reconhecimento no trabalho, sofrimento das pessoas que convivem próximas diante dos momentos que os sintomas estão sendo apresentados, principalmente por não saberem o que fazer para minimizar tais sintomas e também, por falta de explicação objetiva, se sentirem culpadas ou personagens ativos do processo.

Sintomas Psicológicos:

Medo, apreensão, autoestima rebaixada, falta de confiança em si, constante preocupação, pensamentos negativos, irritabilidade, medos irracionais e angústia.

Causas:

Teóricos descrevem que a psicossomática é também causada pela identificação e introjeção de características negativas daquelas pessoas, que no início da vida cuidaram da pessoa acometida por essa problemática e diante disso, não conseguem fazer com que o seu “curador interior” atue de forma benéfica.

Psicoterapia. É indispensável nesses casos, como já mencionado anteriormente, entender o processo psicossomático, ou seja, a biografia do adoecer. Aliada a psicoterapia será necessário identificar a melhor medicação antidepressiva para cada caso.