Insônia ou Distúrbios do Sono

O Que é?

Preocupação excessiva com os problemas do dia a dia, causando pensamentos automáticos que são habitualmente ativados ao deitar. Na tentativa de encontrar soluções, muitas vezes pouco efetivas, o indivíduo fica irritado por não conseguir adormecer. O cansaço do dia agitado potencializa a insônia.

A insônia é um problema muito comum e afeta a vida de milhares de pessoas. Ela é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono ou de se manter adormecido. E ela não afeta apenas as nossas noites, mas também a produtividade no dia a dia.

Você se prepara para dormir, mas o sono simplesmente não vem. E, com isso, surge uma enorme frustração. No entanto, a maioria das pessoas não sabem que a insônia pode ter várias causas e tratamentos bastante efetivos. O sono é extremamente importante para a recuperação do equilíbrio de nossas emoções e não ter um sono adequado pode causar variados transtornos em nossa saúde mental. Por exemplo: A privação do sono pode traz um desequilíbrio eletroquímico que por sua vez pode ajudar no desenvolvimento de transtornos ansiosos.

Por isso, é preciso dormir cerca de 8 horas por noite. Quando dormimos, entramos no estado onírico (sonho) e durante esse estado, o nosso aparelho psíquico passa por processos de consolidação de memórias e nosso cérebro reequilibra os neurotransmissores, o que é crucial para uma melhora nos sintomas de ansiedades.

Causas:

A insônia pode ser classificada como primária, ou seja, quando não ocorre devido a nenhuma doença, ou secundária, quando causada por alguma patologia. É preciso entender quais são as causas desta dificuldade para dormir, estabelecer um correto diagnóstico e um tratamento eficiente.

Vários fatores podem alterar a qualidade do seu sono. Os mais comuns são: estresse, depressão, mudanças hormonais, abuso de drogas lícitas e ilícitas, maus hábitos de sono, mudanças de fuso horário, envelhecimento e uso por muito tempo de medicações para dormir.

Tratamento:

Quando a insônia não é causada por doenças é possível solucionar este problema rapidamente, apenas com mudanças de alguns hábitos que atrapalham a qualidade do nosso descanso. É possível começar transformando o seu quarto em um ambiente calmo e aconchegante. Evite que luzes acesas e barulhos possam te atrapalhar. E o mesmo também vale para os aparelhos de televisão. Desligue o celular, seu uso antes de dormir pode te atrapalhar a cair no sono. Faça exercícios físicos regularmente, eles aliviam o estresse e melhoram a qualidade da sua noite de sono. Coma alimentos mais saudáveis e leves antes de dormir, e tente deitar e acordar mais cedo.

Caso a insônia persista, procure um psiquiatra que possa te orientar corretamente no enfrentamento desse problema.

Você tem alguma pergunta?

Fale com o Dr. Daniel