Depressão

O Que é?

Caracterizada por aversão a atividades que antes traziam alegria e prazer.

Quando você perceber que atividades que você antes tinha prazer em fazer, por exemplo, assistir uma série de tv, realizar um hobby, como pintar, montar quebra-cabeças ou ainda praticar um esporte e, sem aviso prévio, você começa a ter desprazer e pior, aversão ao realizar essas atividades, podemos pensar na hipótese da depressão. Mesmo que transitória, aí está um cenário característico da DEPRESSÃO. Também é comum nesses quadros a pessoa ficar “introspectiva”, ou muito “alerta” ao que está acontecendo consigo, normalmente pensando nos infortúnios que a vida o causou, concluindo que, “tudo está perdido” e que as soluções possíveis são inviáveis. Além dessas características mencionadas, é muitíssimo comum que sentimentos de “culpa” e de “ser responsável” por ter fracassado no passado em algo e por isso ser “merecedor” da situação pela qual está passando no presente. Preste atenção a esses estados do comportamento antes citados, você pode estar passando por um episódio de depressão.

Sintomas:

As diferentes formas da Depressão serem apresentadas: Os sintomas vão além da tristeza e da falta de ânimo para fazer as coisas do cotidiano.

Sintomas Físicos:

Dores de cabeça, enjoos, cansaço excessivo, perda de energia, muito sono, ou até insônia (distúrbios do sono)

Sintomas do Pensamento (Cognitivos):

Dificuldades de concentração, atenção , foco, dificuldade em tomar decisões, pensamentos negativistas e oposicionistas quanto a aceitar ideias que venham de outras pessoas.

Sintomas Emocionais:

Tristeza profunda, Baixa autoestima, falta de confiança em si, ausência da capacidade de “crer” e confiar que as coisas poderão melhorar.

Como qualquer outra doença, a depressão tem tratamento. Um dos principais motivos de agravamento da doença é não dar a atenção devida a ela, esperando que “passe sozinha”. Não caia nesse erro.

É importante frisar que nada deve ser feito sem a orientação médica.

Busque o aconselhamento de um psiquiatra, que será capaz de diagnosticar adequadamente o seu quadro e receitar o tratamento adequado para as suas necessidades.

O tratamento contra a depressão geralmente é conduzido em conjunto, por um psiquiatra e um psicólogo. A escolha dos medicamentos e metodologias empregadas para levar o paciente à cura dependerão do quadro específico dele.