Avaliação Neuropsicológica e Treinamento das Funções Cognitivas

Sobre

Os déficits neuropsicológicos interferem no potencial funcional do cérebro, em sua agilidade, e consequentemente no bem-estar global do indivíduo. As situações de vulnerabilidade nas quais os indivíduos nestas condições são colocadas, são as mais diversas. As mais comuns e frequentes são as do âmbito das relações interpessoais e as ocorridas no ambiente de trabalho.

Após investigação e identificação dos déficits neuropsicológicos e as prováveis áreas neurais relacionadas à lesão, um cuidadoso protocolo de treinamento pode ser desenvolvido para iniciar um processo de reabilitação.

Nesses protocolos, as atividades visam estimular habilidades cognitivas (a atenção, quanto ao recebimento das informações (visuais e verbais), memória imediata, memoria retentiva, planejamento e aplicação de ações e soluções mais ajustadas à demanda e ao meio social.

Esses protocolos visam desenvolver no indivíduo, maior autonomia, aumentando seu senso de preservação através do autocuidado, onde ele possa planejar melhor sua rotina e cuidados específicos.

Os protocolos são construídos considerando os resultados obtidos em cada avaliação. Ou seja, a individualidade de cada avaliado é levada em consideração. Inclui-se desses protocolos, atividades práticas direcionadas, jogos de tabuleiro e outras estratégias que estimulam habilidades cognitivas específicas.

O especialista em Neuropsicologia, além de desenvolver o treino das habilidades cognitivas, direciona uma gama de orientações junto ao paciente avaliado e seus familiares, norteando-os quanto a melhor forma de encarar as dificuldades da vida diárias, sua socialização e convívio, principalmente de eventuais circunstâncias onde o indivíduo já tenha sido estigmatizado.

Até o mundo corporativo e os negócios estão se beneficiando das intervenções e dos protocolos de avaliação e treino cognitivo, criados pelos especialistas da Neuropsicologia. Em muitos casos, quando a organização mais necessita do inteiro potencial de atuação de executivos cuja atuação é de alta relevância no direcionamento estratégico, se deparam com circunstâncias obscuras, onde a atenção, concentração, capacidade de organização e planejamento são desviadas.

Muitas situações são contornadas após avaliação Neuropsicológica e implementação dos protocolos de treino cognitivo. Mas é preciso primeiro, através de uma ótima avaliação Neuropiscológica, elucidar quais os déficits cognitivos que interferem no total potencial desses executivos.

 

 

Procure um especialista.

Fale com o Dr. Daniel