Ansiedade Generalizada

O Que é?

Caracterizada por preocupação excessiva com o futuro, prejudicando o desempenho profissional, causando sintomas físicos como dores de cabeça, medos, problemas gástricos e até vômitos.

Trata-se de uma preocupação excessiva com situações da vida, que precipitam preocupações excessiva e grande apreensão com o futuro. Isso é devido, muito por conta de um circuito vicioso de pensamentos generalizados que povoam a mente do indivíduo e são caracterizados por conclusões de tom negativo e de fracasso. A forma generalizada de pensar causa constante ansiedade no indivíduo, acompanhado de tensão muscular, inquietação constante e por isso tecnicamente essa ansiedade é denominada pela literatura de (TAG) Transtorno de Ansiedade Generalizada. Esse estado interfere na vida e na rotina do indivíduo, principalmente no rendimento do trabalho, nas relações interpessoais e na vida conjugal.

Sintomas físicos são:

Náusea, diarreia, boca seca, respiração acelerada, tensão muscular, tremores, insônia, vertigem, suor excessivo, dor no peito e palpitações.

Os sintomas psicossociais:

Sofrimento das pessoas que convivem próximas ao que tem ansiedade, por não saberem o que fazer para minimizar tais sintomas e também por falta de explicação objetiva, se sentirem culpadas ou personagens ativos do processo.

Sintomas Psicológicos:

Medo, apreensão, inquietação, autoestima rebaixada, falta de confiança em si, constante preocupação, pensamentos negativos, irritabilidade, medos irracionais como o de que alguma tragédia vai acontecer, que vai morrer e a angústia o impede de dar a volta por cima desses pensamentos negativos.

A psicoterapia costuma ser o tratamento mais indicado, ajudando o indivíduo a “dar nomes aos bois”, controlando melhor as situações e identificar os fatores que podem funcionar como gatilhos para episódios de ansiedade. Assim as resposta às situações podem através da psicoterapia serem desenvolvidas e novos hábitos serem adquiridos para melhorar os quadros . alinhada á psicoterapia em casos que estejam mais avançados, pode ser necessário o tratamento com medicamentos, até mesmo para ajudar o ansioso a ter ânimo para levar a terapia adiante.