Âncora de Carreira

Desenvolvido por Edgar Schein, Phd., notório professor e pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a âncora de carreira é uma combinação das áreas percebidas de competência, motivos, interesses e valores que a pessoa não abandonaria, representa o seu verdadeiro “eu”. Quando compreendemos o que motiva um profissional, entendemos a linguagem necessária para engajá-lo diante de um momento de mudança.

Edgar Schein, criador do Âncora de Carreira.

Assim, também quando se conhece, de maneira geral, o que motiva as pessoas em uma organização. Todo o Plano de Comunicação e as linguagens adotadas deverão estar alinhadas com os aspectos motivacionais dos profissionais que lideram as empresas.

 

Desafio Puro
Nesse engajador se encaixam profissionais que definem sucesso como a superação de obstáculos impossíveis ou como a capacidade de solucionar problemas insolúveis. São profissionais que nutrem um sentimento de que podem conquistar qualquer coisa e que anseiam por fazerem parte de Organizações que viabilizem espaços para desafios serem suplantados. A busca por desafios permeia a carreira e cria engajamento da maioria desses profissionais. Esse engajador norteia as decisões desses profissionais, sendo estas sempre com o objetivo de superar desafios cada vez maiores.

Técnica Funcional
O engajador técnico funcional conduzem os profissionais a comprometerem-se com uma carreira de especialista, tornando-se “referência” naquilo que fazem. Organizações que viabilizarem espaços para que esses profissionais sejam considerados “pessoas chave” de um determinado assunto ou projeto, se sentirão fortemente motivados e mais engajados ao negócio. Eles buscam trabalhos tecnicamente desafiadores e querem ser testados e consultados quanto a essas habilidades e conhecimentos.

Administrativa Geral
Nesse engajador, os profissionais buscam ao longo de sua vida profissional, atingir os mais altos níveis de responsabilidade na organização. São profissionais que visam a liderança e tem como motivação atingir o topo da hierarquia. Dessa forma, esses profissionais poderão influenciar a estratégia organizacional. Para eles, a especialização é uma armadilha: entendem a importância de conhecer as áreas funcionais, mas não buscam se aprofundar tecnicamente, pois querem a função de gerência geral.

Criatividade Empresarial
Nesse engajador estão os profissionais que tem ímpeto para a criação de novos negócios e organizações. Não são pessoas necessariamente com criatividade artística, mas sim com um espírito empreendedor, que querem estabelecer ou reestruturar negócios próprios. Possuem motivação para, desde cedo, iniciar empreendimentos para ganhar dinheiro. Vale ressaltar que o enfoque aqui não é a busca por autonomia e sim pela criação de negócios, e contribuições com ideias e inovações quanto a como fazer as coisas de forma diferente.

Dedicação a uma Causa
Pessoas com esse engajador são orientadas em sua carreira por valores que querem imprimir em seu trabalho. Elas se voltam para os valores e se dedicam a causas organizacionais e querem fazer “algo” além do que o trabalho pelo trabalho. São engajados e identificados com os valores organizacionais e sentem-se profundamente motivados a de alguma forma, contribuir para um mundo melhor, por meio de seu trabalho.

Estilo de Vida
Esse engajador faz com que os profissionais busquem encontrar uma forma de integrar todas as suas necessidades pessoais às profissionais e de carreira. Os profissionais podem ser altamente motivadas pelo trabalho, mas entendem que devem integrar às suas necessidades pessoais, e com isso obter sua vida como um todo. São pessoas que querem, acima de tudo, flexibilidade.

Segurança e Estabilidade
Aqui nesse engajador se enquadram profissionais que precisam se sentir seguros no ambiente de trabalho. Eles buscam uma maior previsibilidade do futuro, querem “saber onde pisam”. São atraídos por empregos em empresas que ofereçam estabilidade, ou seja, Organizações sólidas e de renome, conhecidas por evitar dispensas em massa, com bons planos de aposentadoria e boa reputação. É essa estabilidade, principalmente financeira, que vai trazer maior engajamento a carreira desses profissionais.

Autonomia e Independência
Pessoas com esse engajador vão buscar, com o passar do tempo, uma carreira que possibilite maior independência, que as permitam impor suas próprias condições. A autonomia é inerente a qualquer ser humano, em níveis diferentes, mas quem possui fortemente esse engajador sente a necessidade de ser dono de seu próprio destino sempre vão organizar sua vida profissional em torno de trabalhos que lhe proporcionem mais escolhas e poder de decisão.

 

Conheça também outras ferramentas:

Ferramentas em Assessment